Postal para o Dia da Mãe

O Dia da Mãe está à porta por isso aqui fica uma ideia para fazerem e oferecerem à vossa mãe. Há várias maneiras de fazer este estilo de cartão por isso mostro-vos a minha. Se tiverem curiosidade por este estilo basta pesquisarem por "Pop-up Cards" que se vão deliciar com o que se pode fazer.
Vamos então pôr mãos à obra?

>> Materiais necessários:

* Cartolina lisa ou decorada;
* Sobras de papel decorativo;
* Envelope (eu escolhi branco porque depois vou decorá-lo);
* Lápis, borracha, cola, régua, tesoura e/ou X-acto;
* Elementos decorativos (pérolas, flores ou o que vos apetecer :) );
* Distress (opcional);
* Carimbos e tinta de carimbos (opcional)


>> Como fazer:

Começamos por medir o envelope que vamos utilizar. Este é um envelope dos pequenos e mede 11,4cmx16,2cm, mas vou arredondar para 11cmx16cm de forma a facilitar as próximas medições.


Para que o postal caiba dentro do envelope e não entrar muito forçado medimos e recortamos uma cartolina com 22cm (para depois dobrar a meio) por 15,5cm.


De seguida, vamos dividir o lado dos 22cm ao meio, ou seja, aos 11cm. Eu marquei e vinquei mas podem perfeitamente dobrar ao meio.


Para fazer o efeito pop-up medi (em cima da dobra central e das laterais para o centro) 2,5cm + 2,5cm de um lado e 2,5cm + 2,5cm do outro.
Assim como na imagem.



 Feitas estas marcações vamos agora marcar na vertical para fazer rectângulos. O primeiro vai ter 5cmx2,5cm e o segundo vai ter 7cmx2,5cm que foram marcados da seguinte maneira:


Eu fiz dois rectângulos com medidas diferentes, mas podem fazer ou igual ou apenas fazer um no centro.
Depois, com o X-Acto e com a ajuda da régua, recortamos os lados verticais do rectângulo e vincamos os lados mais pequenos



Aberto deverá ficar assim:

E fechado assim:


Esta é a base do cartão depois e só decorar. Quer para o interior quer para o exterior utilizei apenas sobras de papéis que tinha, incluindo as tirinhas que os papéis de scrapbooking trazem com o nome da colecção dos mesmos.
Para o exterior recortei um papel com 21,5cmx15cm, pois gosto quando se ficam a ver os 2 papéis. Mas se quiserem que o papel tape toda a cartolina convém cortar um pouco maior e depois de o colar acertam.
Tenham atenção para não colarem os rectângulos recortados ao papel exterior, por isso sugiro que não coloquem cola muito perto do centro do papel exterior para evitarem isso. 

No interior coloquem um espaço onde possam escrever uma mensagem. Eu utilizei uma cartolina básica mas se usarem uma decorada já têm meio caminho andado na vossa decoração.
Aqui fica o meu postal com envelope para o dia da mãe. 
Postal fechado

Interior do postal

Pormenores

Pormenor

Postal e envelope
Espero que gostem. Se tiver qualquer dúvida estejam à vontade para perguntar!


0 comentários

Obrigada pelo teu comentário e pela tua visita!
Um dia muito colorido!