Um café com...

Com o Natal aí à porta, trago-vos mais "Um Café com..." para terem leitura para as festas e para espalhar criatividade. Desta vez, trago-vos a Sofia!!


Tal como aconteceu com a Sara, conheci a Sofia quando fiz parte da Design Team da Docerela e amizade ficou. Sim... primeiro começa-se com as amigas :D 

Aqui fica o café de hoje...

Sofia: Olá Tânia, chamo-me Sofia e tenho 37anos (Como assim? Já? eheh). Sou formada em Design, mas atualmente trabalho numa outra área. A paixão pelas artes começou ainda muito novinha quando via a minha mãe e avó a costurar e a fazer pecinhas em crochet. Já na faculdade cresceu o entusiasmo pela arte quando comecei a fazer as maquetas para as mais diversas disciplinas e até hoje não parei.

Já passei pelos papeis e foi aí que nos conhecemos pela design team da Docerela até que passei pelo bordado, os tecidos e o crochet (culpa tua este último ahah) e mais recentemente pelas ilustrações.


Porque decidiste criar o(s) teu(s) projeto(s) criativo(s)? Fala-nos um pouco de cada um deles?

Sofia: Como disse anteriormente, sempre estive ligada ao artesanato pelas mãos da minha mãe e da minha avó. Tive necessidade de ter a cabeça ocupada para além do trabalho e optei por pôr em prática as ideias que iam surgindo.

O Dedaldepratacrafts foi tomando forma quando me vi sentada em frente à máquina de costura a fazer a minha primeira boneca de pano e os pedidos começaram a surgir sem dar conta. Nunca pensei que as pessoas gostassem tanto das minhas bonequinhas =)

Com isso surgiu a vontade de fazer amigurumis após ter visto uma publicação tua de um monstrinho fofinho que não resisti a pedir dicas e ajuda para começar. Fui fazendo e desfazendo e hoje já faço as minhas peças com receitas elaboradas por mim (bem dizias tu que não era difícil, tudo uma questão de prática)

As ilustrações personalizadas surgiram mais tarde porque uma amiga desafiou-me a fazer uma ilustração da família dela e eu não pude recusar. Já tinha desenhado carimbos para a Docerela e adorei o resultado final mas nunca me tinha atrevido na ilustração digital até ao primeiro pedido que acabaria por ficar muito fofa e tenho encomendas até hoje.

Adoro as tuas ilustrações (desde sempre)!! Diz-me o que as pessoas podem contar quando te pedem uma lustração personalizada?

Sofia: As ilustrações personalizadas são cartoons desenhados e elaborados por mim com muito amor e carinho após me enviarem as fotos. Como são cartoons coloco detalhes que identificam a pessoa ou o bichinho de estimação a ser ilustrado

Eu sei que, para nós, era o fim do mundo se nos obrigassem a escolher só uma área criativa, mas aqui vai… De todos os projetos que fazes (mesmo sendo de áreas diferentes) tens algum que gostes mais de fazer? Porquê?

Sofia: Sem sombra de dúvidas - 100% o crochet e bonecas de pano porque são peças físicas que crescem nas minhas mãos e é uma descoberta a cada pontinho. Para mim uma boneca de pano ou um amigurumi são peças tão especiais que gostaria que passassem de mãe para filha/o até ficarem velhinhos. Têm uma história e muito amor envolvido numa peça, só quem faz artesanato com paixão sabe o que é esse sentimento.


Quando levas o teu crochet/amigurumi para qualquer lado, para ires fazendo, sentes que as pessoas olham para ti como se fosses um E.T? ihihi.


Sofia: Ui completamente! Levei para a praia o meu primeiro amigurimi, porque não gosto de estar muito tempo parada, e os olhares das pessoas eram hilariantes, principalmente curiosas. Afinal o crochet ainda é muito associada às pessoas de mais idade, infelizmente.



Preferes ser criativa com um café ou com um cházinho quentinho ao lado?


Sofia: Chá, sem dúvida. Sou a pessoa que vai todas as semanas ao supermercado e passa sempre na zona dos chás para ver se tem chás novos e diferentes :D


Nem sempre é fácil ser sempre criativa e usar a criatividade para nos expressarmos, às vezes também ficas sem “palavras”?


Sofia: Fico sim, e fico muito chateada quando bloqueio, mas depois procuro umas ideias aqui e acolá e tudo volta ao “normal” ahah


 O que te inspira?


Sofia: A vida e todos os que me rodeiam. Sou muito grata por ter pessoas tão especiais, como tu, na minha vida e isso por si só faz com que a inspiração vá surgindo. Uns dias mais outros dias menos, mas a vida é mesmo assim =)

Obrigada pelo cafezinho, foi um prazer enorme fazer parte deste projeto.

Beijinho muito grande.


Deixo-vos aqui os links para as redes socias da Sofia: 

@dedaldepratacrafts - https://www.instagram.com/dedaldepratacrafts/

@sofih.artilustra - https://www.instagram.com/sofih.artilustra/

Até ao próximo post!!Happy Crafting 
BOAS FESTAS

3 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Como eu gosto dos teus cafezinhos Tânia!!!

    ResponderEliminar
  3. Num fim de tarde, mas ainda colorido.... foi um prazer conhecer a Sofia , adorei as bonecas que
    faz com tanta ternura e criatividade . Continua Sofia a presentear-nos com a tua arte.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário e pela tua visita!
Um dia muito colorido!