Um café com...

 Primeiro post do ano com a rubrica que me deixa muito feliz - "Um café com... ".

Hoje a minha companheira de "mesa" é a  Teresa, da Andor Violeta (acho que deve ser a expressão mais usada por nós aqui no Norte ihihh ) e ela traz-nos um bocadinho de si, dos seu projetos e da forma como é criativa. A Teresa achava que tinha escrito demais e que podíamos encurtar.. Por mim está bem assim porque eu cá adoro falar pelos cotovelos. 

Teresa: Olá em primeiro lugar eu agradeço à Tânia este convite para estar aqui, espero / esperamos que numa próxima seja cara a cara e em direto eeheh, bem giro que era!!
Fico muito contente por te teres lembrado de mim para falar e partilhar um pouco o que é que eu ando a fazer, espero que gostem deste bocadinho e desculpem eu escrever demais....:)

O meu nome é Teresa Cruz, também conhecida como Andor Violeta. Tenho dois filhos maravilhosos e um marido espetacular.
Todas temos vários trabalhos, digamos assim, para além dos filhos, do marido e da casa. Posso-vos dizer que o meu principal trabalho é como técnica superior na autarquia local, promovendo projetos no âmbito da terceira idade, o outro, é mais recente, no âmbito do scrapbooking / mixed media em que promovo diferentes marcas realizando projetos para as mesmas. Para além disso neste segundo trabalho tento ainda dinamizar workshops e vendo material de scrap e mixed media.

Porque decidiste criar o teu projeto/ marca?


Teresa: Eu sindo que o momento em que comecei mesmo mesmo a criar foi quando descobri a loja 512 ideias no Porto, ainda estava a terminar o meu curso em educação de infância. Foi lá que comprei a minha primeira máquina Sizzix e os meus primeiros papeis de scrapbooking, penso que em 2008.

A minha "Marca" e o meu blog criei quando descobri que podia partilhar e inspirar outros com os meus projetos, e oficializei o meu blog (o que tenho até agora, mas embora já não o use tanto) para me candidatar pela primeira vez à equipa de embaixadores da Graphic 45.



Porquê o nome Andor Violeta?

 

Teresa: Este nome surgiu por sugestão da minha irmã, pesquisei pelo nome e percebi que já existia um grupo musical com este nome. No entanto, tendo em conta que o meu âmbito era diferente e eu adoro a expressão "Andor Violeta", avancei. Sinto que esta expressão típica de nós portugueses "Andor Violeta" é algo com o qual me identifico bastante, por sentir que sou prática e desenrascada.

 

Fala-nos um pouco sobre este projeto!!

 

Teresa: Aquilo que me apaixona neste mundo das artes é poder criar em diversos formatos, mas sempre tendo por base os papéis que é algo que me fascina. Eu já trabalhei com diferentes materiais antes dos papéis de scrapbooking, como o feltro e o tecido, a técnica do guardanapo, mas o papel foi o que mais me agarrou. Especialmente a marca Graphic 45 pela sua intemporalidade e estilo inconfundível fez-me perseguir o sonho de me tornar uma embaixadora, foi este o grande impulsionador que me fez transformar o meu passatempo em algo mais...

Através dos papéis posso disser que eu adoro criar vários formatos de projetos, desde os layouts aos álbuns, a projetos mais tridimensionais ou de reutilização de material, também adoro criar journals e junk journals de raiz. De preferência tenho que estar sempre a trocar de formato de projeto pois não gosto da monotonia de só criar sempre álbuns ou cartões.

 


Como é ser embaixadora da Graphic 45, em Portugal?

 

Teresa: Ser embaixadora da Graphic 45 é um sonho tornado realidade. Foi algo que eu tentei por três vezes consecutivas e só na terceira vez consegui. Sou a primeira embaixadora da Graphic 45 em Portugal. Ao início é frustrante trabalhar tanto e não conseguir entrar para uma equipa da qual gostamos tanto, mas depois percebes que isso é o sonho de muitas criadoras à volta do mundo. Tendo em consideração a dimensão da marca em causa, eu percebi que tinha que trabalhar muito e aperfeiçoar os meus projetos, melhorar a forma de os fotografar e os tutoriais passo a passo, para estar ao nível do que era necessário para ser embaixadora.

 

Desde então, ser embaixadora Graphic 45 é fantástico, mas também um trabalho de enorme responsabilidade e compromisso. Para estar numa equipa assinamos um contrato em que nos comprometemos a cumprir determinado número de projetos pelo material que recebemos. Parecendo que não, a longo prazo ter projetos todos os meses para fazer e partilhar é difícil e muito muito desafiante (principalmente porque a partir do momento em que assumes o compromisso com uma marca estás a assumir um trabalho - a tempo parcial - mas é sempre um trabalho, deixa de ser só um passatempo). De qualquer forma é muito gratificante pois percebo que foi o caminho que percorri que me fez e faz criar com regularidade e que inspira outros a criar também, e isso ajuda-me a continuar a criar, o que por sua vez me faz imensamente feliz.

 

Para além disso eu sei que muitas pessoas só me ficaram a conhecer através da Graphic 45 e associam-me à marca, isso abriu-me várias portas, permitiu-me criar muitas amizades, não só em Portugal mas em todo o mundo. Também me abriu portas para me lançar noutras equipas para as quais já trabalhei e ,entretanto, também permitiu lançar-me nos workshops presenciais e online e na venda de material de scrapbooking e mixed media. Comecei por vender só graphic 45 e agora vendo outras marcas Mintay, Craft O Clock, P13, Lemoncraft, Prima Marketing, Stamperia entre outras.



O que significa para ti (o) Scrapbooking?

 

Teresa: Para mim, para além de ser a melhor terapia do mundo e é algo que me fascina pelo enorme potencial de eternizar as nossas memórias em fotografia e em registos escritos. No entanto, eu não faço só scrapbooking, eu também crio projetos que não implicam eternizar memórias, eu faço também scrap decor, cardmaking, mixed media, e isso é já uma forma de eu estar na vida, faz parte de mim. Por exemplo se eu for de férias e não levar alguns dos meus papéis, journals e aguarelas, então há algo de mim que me falta. Sem os meus papéis e materiais artísticos eu seria sem dúvida muito menos feliz.



Qual a tua ferramenta favorita?

 

Teresa: Sem dúvida a minha tesourinha maravilha com a qual faço a técnica "famosa" de fussy cutting (técnica de recortar minuciosamente vários elementos presentes nas folhas de scrapbooking para depois utilizar nos projetos). É onde tudo começa nos meus projetos, nesses bocados de papel recortados.  Primeiro, escolho a coleção que quero utilizar, e o tipo de projeto, depois escolho os papéis que tenham elementos que me interessem e começo a recortar. Pego numa caixa pequena que levo comigo para onde for com a tesoura e esses papéis. Até nas salas de espera me ponho a recortar 🙂tenho que dar bom uso ao nome Andor Violeta, toca a andar e rentabilizar o tempinho todoo!!



Que conselho dás a quem quer/está agora a começar a fazer Scrapbooking?

 

Teresa: Primeiro, e antes de mais, tentar arranjar alguém que já faça scrapbooking para te aconselhar, por exemplo, perguntar quais as principais ferramentas para começar (há alguns vídeos com isso mas nem sempre são em português, no entanto, também ajudam a ter umas luzes). Ter alguém que te ajude a dar os primeiros passos é muito importante, principalmente para não gastar dinheiro em ferramentas que no início não são essenciais. Assim, no futuro, caso a pessoa não queira continuar a fazer scrapbooking,  não se arrepende dos custos que teve com materiais. Para começar e fazer as primeiras experiências no scrapbooking não é preciso muito, apenas o essencial.

 

Nem sempre é fácil ser sempre criativa e usar a criatividade para nos expressarmos, às vezes também ficas sem “palavras”?

 

Teresa: Sim! Várias vezes fico na dúvida por onde começar ou, por exemplo, tenho ideias mas não sei qual fazer primeiro, qual irá resultar... Quando isso acontece, não tenho problemas em recorrer a “ajudas”, partilho com amigas mais próximas, que também sejam designers, para obter feedback, sempre mais do que uma para poder desempatar eheh. Já realizei por exemplo sondagens nos grupos que faço parte, isso ajuda a “desbloquear”, por exemplo, “que coleção uso para criar um álbum de natal?”, e coloco as opções….. Depois, o que custa é começar pois, embora tenha ideias do que quero criar, sinto que às vezes lá surge a dúvida que me puxa e diz “não sei se vai resultar”, mas quando pego nos papéis as ideias vão ganhando forma e a magia vai acontecendo.

E, mais uma vez, também há várias sugestões fantásticas no YouTube para "desbloquear" quando queremos criar mas não sabemos por onde começar. Por exemplo, ter vários frascos, um com os diferentes tipos de projetos (álbum, cartão, tag, canvas, etc) , um com as coleções que temos disponíveis para trabalhar (nomes específicos...), etc. Ou outro exemplo, escolhe cinco coisas para trabalhar recorrendo novamente a frascos (ou não), podemos ter um frasco com tipo de projetos, o outro com cores, o outro com tipo material stencil, carimbos, tintas etc,. Se quiserem depois posso partilhar o link de um vídeo onde vi estas ideias/sugestões.

 


 O que te inspira?

 

Teresa: E eu costumo usar uma frase que li uma vez que diz "A inspiração vem de fora, a motivação vem de dentro".

Tudo me inspira, tudo o que me rodeia, os meus filhos, a natureza, as fotografias que tiro, os projetos de outros artistas e os materiais que são cada vez mais inspiradores. A inspiração está onde menos esperamos por isso, quando surge, é melhor apontar as ideias para mais tarde poder criar sobre elas. Sempre que me surge uma ideia de projeto eu anoto logo, já tenho um sítio específico no telemóvel para ideias. Quando são ideias que surgem nas pesquisas do telemóvel, faço print screen ao ecrã, mas aponto de qualquer forma o que é que eu vi que me fez pensar numa ideia de projeto. Por exemplo, eu posso ter visto no projeto de alguém um tecido giro num álbum que me fez pensar numa coleção especifica para realizar uma caixa. O importante é ir anotando essas ideias o mais detalhadamente possível. . Venha de onde vier a tua inspiração, o teu projeto será sempre único pois poderás dar asas á imaginação e isso é mágico.


E é isto, acho que já falei/escrevi imenso.

Quem teve coragem de ler até ao fim obrigada!! de coração.


Beijinhos e abraço a todos e desejo que tenham um dia / ano muito criativo!!



Deixo-vos aqui os links para as redes sociais da Teresa


Blogue: http://andor-violeta.com/

Intagram: https://www.instagram.com/teresasantoscruz/

Facebook: https://www.facebook.com/andorvioletasketchbook

Youtube: https://www.youtube.com/c/AndorVioleta


 Até ao próximo post!!Happy Crafting 💙




3 comentários

  1. Gostei tanto da forma como publicaste o nosso "café" com várias fotografias dos meus trabalhos, não estava a contar com esta parte e ficou muito giro ver quais escolheste e como optaste ilustrar esta conversa. Obrigada mais uma vez Tânia gostei muito do meu convite e do teu carinho em partilhar um pouco de mim na tua página ❤️❤️❤️

    ResponderEliminar
  2. Tânia, és uma querida!!! Adoro esta tua rúbrica e adoro conhecer um pouco mais das nossas amigas!!! Adorei ler-te Teresa!!! Adoro o teu trabalho respeito muito o teu empenho e dedicação a ele!!! És uma fonte de inspiração para todas nós! E um orgulho!! Orgulho em ter-te a representar Portugal por aí fora!!! Go girl!!! Beijinho grandeeeeeee

    ResponderEliminar
  3. Óptima entrevista e uma ajuda para toda a gente que quer começar. Para mim pelo menos foi. Muitas vezes tenho ideias mas não costumo escrever quando me surgem e a dica da Teresa vai fazer com que eu as escreva para não me esquecer quando precisar delas. A Teresa é uma excelente criativa e sinceramente não conheço ninguém parecido. Adoro tê-la como professora, inspiradora e amiga. Só tenho um desejo que é poder ainda conhecê-la pessoalmente. Espero que ainda se venha a concretizar. Obrigada Tânia pela entrevista e à Teresa por se ter disponibilizado. Beijinhos para as duas.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário e pela tua visita!
Um dia muito colorido!