Scrapbooking | Mini-álbum para iniciantes| Papers For You Desgin Team

Finalmente Janeiro terminou! Eu já sei que tem a mesma quantidade de dias de outros meses do ano mas, desde sempre, que me parece o mês mais comprido do ano. Parece que, em vez de 31 dias, tem para aí 90!


Avançando estas minhas questões, aviso já que este será um post longo. Vai ter um passo-a-passo, com fotos, para conseguirem fazer também a estrutura deste mini-álbum. Já sabem que nada é regra, apenas fiz à minha maneira, portanto, podem e devem adaptar à vossa forma de trabalhar ou até fazer de forma que considerem mais simples. :) 

A minha sugestão de materiais vai ficar no final deste post. 
Para começar escolhi uma encadernação simples, simples (Já sabem que as complicadas cansam-me a beleza só pela demora que, às vezes, exigem!) e, para quem está a começar, pode ser uma boa forma de fazer coisas giras sem stressarem com muitas etapas. 

Pintei as bordas do cartão prensado (15cm x 11,5 cm)com tinta acrílica (eu escolhi rosa, para combinar com os papéis). Depois de secar, passei cola de encadernar e coloquei-o sobre o papel que ia utilizar. Como o meu papel tinha riscas tive o cuidado de marcar para que, quando acertasse o papel, elas não ficassem desalinhadas.

Mas por que é que não cortaste primeiro papel e depois colaste? 

- Simples, porque assim é mais fácil para mim; não tenho que estar com meias medidas para alinhar as duas coisas. Fico sempre com um pinga de suor quando tenho que alinhar duas coisas que, na teoria, têm a mesma medida mas na prática acabam desalinhadas porque não consegui parar de tremer e ficou meio centímetro para cima. (#quemnunca) 
Dica - Deixar secar bem a cola para não correr o risco de rasgar ou descolar o papel ao passar o X-acto. 

Repeti o mesmo processo para o interior. Eu optei por usar o mesmo papel para o exterior e interior das capas. Como este papel de cartonagem (da Papers For You) tem tamanho A3 chegou perfeitamente para as duas capas. 

A"lombada" do meu álbum é feita apenas com uma pequena extensão de papel, quer nas capas, quer nas páginas. Esta parte está encadernada apenas com um fio e dá para acrescentar mais páginas se for necessário. 

Para a fazer cortei várias tiras de papel, todas com o mesmo tamanho (1,5cm x 5cm). Têm de ter em conta que cada capa e cada página interior leva 2 destas tiras.

Para ter a certeza que ficam todas coladas na mesma medida, assinalei uma margem de 2cm em algumas para servir de guia. Mas só marquei as primeiras de cada par a serem coladas, uma vez que, a segunda a ser colada já tinha a debaixo a servir de guia.

As páginas foram feitas usando a mesma colecção de papéis e cortei os papéis de forma a que os formatos ficassem agrupados 2 a 2. Sendo assim, cortei 2 com 11,5cm x 26,5cm, 2 com 15cm x 23cm e 2 com 11,5cm x 29cm. No fundo ia ter 4 formatos de páginas, cada um com duas páginas iguais.
As de 11,5x26,5cm ficaram a abrir para fora, foram dobradas aos 14,5cm, as de 15x23cm ficaram a abrir para cima e apenas dobrei ao meio, mas na vertical. As duas últimas, com11,5x29cm foram dobradas a meio (na horizontal) e coladas na parte de baixo para fazer uma página com bolsinha na parte superior. É uma boa forma para caber mais fotos ou então guardarmos tags com descrição das mesmas.

As páginas, depois de dobradas e sem as tirinhas da lombada, ficam com 11,5 x 14,5cm!

As tirinhas da lombadas são coladas da mesma forma que se fez nas capas, apenas têm que ter em atenção que nas páginas desdobráveis só podem colar uma parte do papel. 



No fim, é só furar com com um furador ou semelhante. Eu fiz os meus furos aos 2cm do topo e 1,5cm da lateral. Coloquei ilhoses apenas nas capas. 


A decoração fica a vosso gosto! ;) 




💙 Materiais utilizados (sugestão) 💙

* 2 pedaços de Cartão prensado (cada com 15cm x 11,5cm)
* Cola de encadernar da Carrote Cake by Vallejo
* Tinta acrília cor da Carrote Cake by Vallejo
* Pincel molhado e Distress Ink  (para o efeito salpicado da capa e pintura das flores)
* Conjunto de carimbos e cotantes da colecção Field Notes, da Vicki Boutin
* Almofada de carimbo preta (ARchival Ink) e rosa (Memento)
* Régua
* X-Acto
* Furador e aplicador de ilhoses
* Ilhoses (eu usei uns da WRM Keepers) 
* Fio de juta ou fita de cetim 




Bom fim-de-semana! Happy Crafting!💙

 



0 comentários

Obrigada pelo teu comentário e pela tua visita!
Um dia muito colorido!